Dica do Orçamentista: Montagem e instalação industrial
A vida de orçamentista industrial é dinâmica principalmente na apuração de dados "in loco" (em campo).
Dentre as atividades industriais destaca-se o Orçamentista de montagem e instalação industrial cuja a responsabilidade é customizar o "trabalho futuro" de montar e instalar um sistema que funcione com qualidade e performance produtiva.
Em minha experiência "in loco" gostaria de deixar aqui três dicas importantes.
Primeiro: A Empresa solicitante através do Departamento responsável pelo projeto NÃO TEM as "respostas" as suas dúvidas mais importantes. Acredite! O escopo de fornecimento é só para chamar sua atenção.
Segundo: Na visita técnica tenha uma visão espacial ou seja RABISQUE na sua agenda o LAYOUT da área visitada e as medidas?? Fácil! Conte os passos que dá nas direções de comprimento e largura,cada passo normal é em torno 0,5 a 0,65m.
Terceiro: PERGUNTE aquilo que NÃO PODE ser feito durante a montagem e instalação ou seja quais são as RESTRIÇÕES e PROIBIÇÕES para se trabalhar na área.Estes três itens são o básico que você deve ter ao realizar a visita in loco.
Agora com todas informações obtidas faça o HISTOGRAMA de mão de obra e de equipamentos.
Estas ferramentas são fundamentais e asseguram um orçamento prático (no sentido da quantificação das atividades) e negociável no tempo e no custo.