Dica do Orçamentista: Antes de tudo é preciso "Entender" para elaborar um Orçamento técnic
Olá a todos! Acredito que nós Orçamentistas temos um desafio constante para elaborar com competência os custos de uma peça entendo o processo de sua fabricação a partir da compreensão da sua função num conjunto em funcionamento em uma máquina ou num dispositivo industrial. Por isso decidi compartir com vocês uma visão de como interpretar uma peça para orçar.
Então vamos lá ! Observem estas duas peças:
Peça-1
Peça-2
Vamos interpretar juntos...ok!
>Primeiro identifique o DNA da peça ou seja qual é a principal função de cada uma das partes que a compõe. Veja bem! O que mais nos chama a atenção são as partes com furação. Porque? Por que em geral elas não tem função de fixação, limitação ou obstrução de movimentos, ao contrário tem a propriedade da articulação transmitindo movimentos livres e precisos.
Observe que a Peça-1 permite movimento somente retilíneo pois as linhas de centro dos furos cruzam-se e a Peça-2 permite movimento retilíneo ou giratório pois as linhas de centro dos furos são paralelos.
>Puxa! Concluímos que são peças de articulação.
>Agora vamos ao entendimento do processo de fabricação da peça interpretando no desenho a geometria (cotas,linhas de centro, símbolos,..) e suas tolerâncias(dimensional,acabamento superficial ,simbolos,..).
>Assim passado a primeira etapa. Vamos olhar com mais critério o detalhe dos furos, como? Entenda:
a)Normalmente contém buchas ou anéis que permitem movimento livre com menos atrito e desgaste aumentando a vida útil da peças e sua manutenção
b)São tolerados pois a transmissão de qualquer movimento do conjunto em que fazem parte deve ser livre de vibração e desalinhamento das partes.
c)A inspeção dimensional é essencial para garantir a qualidade do processo de usinagem
d)A montagem correta no eixo depende das etapas a,b,c.
Cientes disto o processo de fabricação contém:
1-Usinagem de desbaste com sobre metal
2-Executar a montagem da peça pelo processo de solda
3-Realizar inspeção dimensional afim de garantir que as dimensões finais serão executadas dentro das tolerâncias exigidas, verifica-se principalmente o paralelismo,perpendicularidade entre superfícies e linhas de centro.
4-Executar o embutimento de buchas ou anéis
5-Usinagem fina de acabamento
6-Realizar inspeção dimensional final com apresentação de relatório
7-Jateamento ou lixamento mecânico e pintura de acabamento
Pegue sua planilha de custos diretos e indiretos:
*Precifique cada atividade acima
*Obtenha os valores da matéria prima
*Calcule o BDI formalizado pela sua Empresa
Agora...o pulo do gato!
>>>>Calcule o Markup do preço de venda!!!!
Faça o Orçamento técnico com descritivo detalhado da Peça e escreva destacadamente uma "Nota" assegurando a precisão e qualidade da usinagem dos furos conforme exigências do projeto apresentado. Acredite!!! Isto dará ao Cliente final a confiança de que você entendeu a peça e sua importância.
Gostou!!! quer compartilhar comigo algum assunto por favor escreva-me. Aguardo!
Faço orçamento técnico industrial. Estou a disposição (11)944902564