Dica do Orçamentista: Fazemos "Qual o custo do cavaco de Fábrica ?"
Olá a todos!
Hoje gostaria de discorrer sobre o "Custo Chão de Fábrica" que considero o termo verdadeiro do meu trabalho de precificar Projetos e Serviços industriais.
Desde que iniciei o aprendizado de apurar custos diretos e indiretos para determinar preços e prazos de fabricação nas Industrias, o termo usado sempre foi "custo de produção" e "custo industrial".
A longa experiência e cases me fez repensar que o que fazemos e melhor o define é "Custo chão de fábrica" que compreende: primeiro o estudar o processo fabril para então definir a "contabilidade de cada atividade produtiva(H/H)".
Valorizar o chão de fabrica cujo o potencial sempre foi e sempre será viabilizar projeto ou serviço, assessorado pela "contabilidade de cada atividade(H/H)" como definidor do prazo de fabricação. Ou seja o processo quem define o melhor preço de venda é o "Custo chão de fábrica" e a "contabilidade" das atividades(H/H) é quem define o melhor prazo fabril.
Resumidamente o Custo de fábrica é calculado tomando o Custo maquina + Custo H/H, porém pela minha experiencia na busca pela qualidade do produto e competitividade de preços o método ideal é :
Elaborar o Histograma de execução do serviço compondo lhe a locação de todos os custos diretos e indiretos,ficando muito claro a distribuição de cada custo no período de tempo definido para execução do serviço.
Entenda que ter conhecimento do custo a cada dia do processamento do produto é uma ÓTIMA ferramenta de negociação,
Como?
Com o Histograma elaborado façam simulações alterando o Prazo de entrega e avaliando o Preço resultante.
Faça uma tabela Preço x Prazo e com ela elabore outra tabela:
A tabela de desconto comercial, como?
Tenha 04 Preços e utilize a formula:
Desconto comercial: [(P1-P2 / P2)*100] onde:
P1= Preço ideal (aquele calculado dentro do prazo ideal)
P2=Preço competitivo (aquele calculado em prazo menores)
Assim Voces sempre terão claramente os custos e prazos controlados e apropriados para possíveis revisões.
Vá com estas duas tabelas na mesa de negociação e ganhe o PEDIDO.
Pensem e dêem sua opinião.
Deixe seus comentários!